Quem sou eu
- salete Melo
- porto alegre, RS, Brazil
- PROFESSORA DE ARTES - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
domingo, 7 de junho de 2009
"low tech" e "high tech"
O projeto vai se desenrolando entre "low tech", por conta dos rascunhos pintados a mão com lápis de cor, canetinhas, etc. e a "high tech" pelo uso de celulares, máquinas digitais, inserção de fotos e textos na internet, blogs,etc.
A propósito da cartografia acho interessante termos um conceito e para isso indico o site abaixo para consulta:
http://www.cartografia.eng.br/artigos/carto.asp
Existe também a possibilidade de anotações no diário de bordo sobre a experiência de perceber melhor, colocar atenção em coisas positivas no entorno do trajeto e do bairro em si que, muitas vezes, passa "batido".
Desmanchar a idéia pré-concebida de que "não há nada de bonito" no caminho que faço passa pela sensibilização do olhar. E é este, um dos objetivos do trabalho.
A propósito da cartografia acho interessante termos um conceito e para isso indico o site abaixo para consulta:
http://www.cartografia.eng.br/artigos/carto.asp
Existe também a possibilidade de anotações no diário de bordo sobre a experiência de perceber melhor, colocar atenção em coisas positivas no entorno do trajeto e do bairro em si que, muitas vezes, passa "batido".
Desmanchar a idéia pré-concebida de que "não há nada de bonito" no caminho que faço passa pela sensibilização do olhar. E é este, um dos objetivos do trabalho.
RASCUNHANDO NOSSO TRAJETO...
Assim sendo, dei início ao projeto.
2- o próximo passo é criar uma marca pessoal com a finalidade de usá-la para marcar de 10 a 20 pontos positivos desse trajeto para posterior registro com a mídia locativa que tiver.
1- Solicitei aos alunos que traçassem um rascunho do trajeto
ESCOLA - CASA -ESCOLA - FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO.
O mapa deverá ter nome das ruas, acessos, becos, etc. dos endereços em si e de seu entorno. Se possível pontos de referência para fácil localização.
2- o próximo passo é criar uma marca pessoal com a finalidade de usá-la para marcar de 10 a 20 pontos positivos desse trajeto para posterior registro com a mídia locativa que tiver.
CARTOGRAFIA DO BAIRRO-ÚNICOS E UNOS, CAMINHOS QUE SE CRUZAM
PROJETO: ÚNICO E UNOS-CAMINHOS QUE SE CRUZAM/UFRGS
GRUPO IDEALIZADOR: alunas- JOCILDA ESPÍNDOLA; ;MARIA SALETE MELO MARTINS PINTO; REGINA HELENA MIRANDA DE CAMPOS E VIVIAN ANDRETA.
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E ENSINO DAS ARTES VISUAIS
PROFESSORA: MARIA CRISTINA V. BIAZUS
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
COLÉGIO ESTADUAL ELPÍDIO FERREIRA PAES
Professora responsável pelas turmas: Salete Melo
Público alvo: 6as.; 7as. e 8as. do Ensino Fundamental
1as.; 2as. e 3ª série do Ensino Médio (noturno)
AÇÕES
Apresentação do projeto aos alunos e a importância da sua associação ao Projeto APRENDI/UFRGS.
Para início do projeto era necessário buscar informações das condições materiais para sua realização.
Como instrumento de pesquisa os alunos preencheram em um caderno quatro dados :
nome; turma; data e a pergunta: "QUAIS MÍDIAS LOCATIVAS (CELULAR COM CÂMERA E OU VÍDEO, CÂMERA DIGITAL, CÂMERA ANALÓGICA, FILMADORA...) TU TENS ACESSO OU TENS POSSIBILIDADE DE ACESSAR POR EMPRÉSTIMO?
Assinar:
Postagens (Atom)